Conheça os tipos de conteúdo para blog

por | fev 14, 2018 | 0 Comentários

No marketing digital popularizou-se a ideia de que o conteúdo é rei. Sabe o que isso significa? Que a produção de conteúdo é um dos principais ativos para colocá-lo em contato com o seu público-alvo e se relacionar com ele de maneira qualitativa. E, sendo o blog uma das principais ferramentas para isso, é importante conhecer os diferentes tipos de conteúdo para blog.

E não se engane: existem muitas possibilidades para diversificar a produção de conteúdo e cativar seguidamente os seus leitores. E, por isso, vamos apontar neste post 7 tipos de conteúdo para blog, de maneira que você consiga agregar mais valor para os seus clientes em potencial por meio de um blog bem estruturado. Confira!

A importância da produção de conteúdo para o blog

O marketing digital sobrevive a partir da relação bem construída e nutrida com o seu público. Isso significa que a produção de conteúdo relevante, informativo e que gere identificação com o seu leitor. Daí o uso estratégico do blog — auxiliado por técnicas de SEO — para fazer com que as suas páginas apareçam nos resultados das pesquisas on-line dos usuários.

Com planejamento e o profundo conhecimento no perfil do seu consumidor — como os seus objetivos, preferências, desafios e carências —, você impacta o seu público. E o blog é um dos principais canais de comunicação para isso, podendo ser usado para informar, entreter, educar e orientá-lo ao longo de toda a sua jornada de compra.

Dessa maneira, o consumidor passa a reter a sua marca no inconsciente à medida que conhece o seu problema, identifica as melhores alternativas e se certifica de que você é a melhor oportunidade para resolvê-lo. Por isso existem diferentes tipos de conteúdo para blog. E, a seguir, vamos conhecer os principais!

1. Posts educativos

Um fundamental conteúdo para blog que tem como objetivo principal educar a sua audiência. Para tanto, eles são pautados em boas práticas, na orientação e na sugestão de ideias que acrescentem algo à rotina do seu cliente em potencial. Um exemplo de título de post educativo seria: os benefícios do marketing industrial.

2. Tutoriais

Uma maneira criativa e diversificada de ensinar o seu público. O tutorial educa, de maneira prática, o leitor a criar algo com base em suas diretrizes, tendo a satisfatória sensação de conhecimento ao término da leitura e, posteriormente, de realização.

3. Notícias

Para gerar mais autoridade em sua marca é importante mostrar que você conhece, a fundo, o mercado em que seu negócio está inserido. Esse tipo de conteúdo para blog, portanto, é uma espécie de dissecação de uma notícia relevante para o setor, expondo o seu conhecimento e o alinhamento às necessidades do seu consumidor.

4. Vídeos

Muito se tem falado a respeito dos vídeos. Especialistas apontam, inclusive, que 80% do tráfego on-line será composto pelas produções audiovisuais até 2020. Como a produção de conteúdo para blogs é multimídia — acomodando diversos formatos de conteúdo —, os vídeos podem passar a ser parte fundamental do seu calendário editorial.

Vale, contudo, se atentar ao tipo de conteúdo que a sua audiência mais se interessa. Com isso, você torna o seu blog mais versátil, relevante e surpreendente.

5. Listas

As listas estão em alta por serem de fácil leitura e absorção e de produzir também. Quase como um vídeo, mas com muito mais praticidade para que o seu leitor possa digerir as informações de sua pauta.

 Não à toa, as listas estão entre os principais tipos de conteúdo para blog porque ajudam a gerar tráfego em suas páginas. Vale a análise detalhada de seu uso nas próximas produções.

6. Estudos de caso

Essa produção de conteúdo ajuda a evidenciar o quanto seu serviço ou produto é diferenciado. E para isso nada melhor do que um estudo de caso, com dados e comprovações que ajudem o seu consumidor — já ciente do nome de sua marca — a tomar a decisão de compra.

Com esse conteúdo para blog você ajuda a reforçar a sua imagem de autoridade em um assunto e mostra algo elementar para construir a confiança do seu público: dados que comprovem os seus argumentos. Não é disso, afinal de contas, que se trata a confiança?

7. Infográficos

Por fim, podemos apontar o infográfico como um dos grandes elementos de conteúdo para blog. Pois, como já dissemos, a plataforma é um abrigo multimídia e o infográfico é a união perfeita entre imagens e textos.

Em geral, são artigos gráficos e visuais, com muitas informações e dados de fácil leitura e compreensão. Com isso, sua audiência pode ficar a par de determinados assuntos com uma leitura gostosa e frutífera — e capaz de gerar engajamento, pois ao compartilhar mais pessoas podem se interessar por esse tipo de conteúdo.

Agora, para que você se convença ainda mais que a produção de conteúdo para blog é um diferencial e tanto para o desenvolvimento de sua marca, convidamos você a ler também a importância do marketing de conteúdo para a sua empresa!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Erros-que-provavelmente-voce-esta-cometendo-no-marketing-digital

Marketing digital: erros que provavelmente você está cometendo

Marketing digital é uma estratégia contínua, e que deve ser personalizada de acordo com os seus objetivos. No entanto, existem erros a serem evitados. Confira!

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia

Como as indústrias estão faturando em plena pandemia?

Os impactos da atual pandemia ainda surtem efeitos em muitas indústrias brasileiras. No entanto, levantamentos recentes sobre o setor, já apontam uma retomada de diversas áreas, ainda que um pouco tímida: 7% a mais do que em relação a abril. Em tempos de incertezas...
Acordo-é-assinado-entre-SESI-e-SENAI-com-a-Microsoft-para-capacitar-jovens-em--Inteligência-Artificial

Acordo é assinado entre SESI e SENAI com a Microsoft para capacitar jovens em Inteligência Artificial

A inteligência artificial está invadindo, gradualmente, diversas camadas produtivas da sociedade. Hoje em dia, tornou-se comum a identificação da tecnologia inserida na nossa rotina. Ciente disso, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SESI (Serviço...
funil-de-marketing-entenda-como-funciona-a-primeira-etapa

Funil de Marketing: entenda como funciona a primeira etapa

Para saber como suas campanhas de marketing digital vão impactar o seu consumidor, é fundamental aprender sobre o funil do marketing. Veja aqui, tudo a respeito!

Indústria-40-principais-tendências-e-desafios-no-Brasil

Indústria 4.0: principais tendências e desafios no Brasil

Desde as primeiras revoluções industriais, a sociedade tem se adaptado às transformações de grande impacto que permitiram mais produtividade, com o uso reduzido de recursos, e em gradativo aumento no nível de excelência nos serviços prestados. Agora, com os ecos de...

Saiba como otimizar seu site com SEO

Quer melhorar o ranqueamento de suas páginas on-line? Neste post nós explicamos por onde começar e as melhores estratégias de otimização!

Marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Que o marketing digital é essencial para atrair clientes e garantir a competitividade no mercado é algo que quase todo mundo já sabe. Mas uma dúvida comum é: será que as pequenas empresas também precisam investir em estratégias online? Com certeza! Os meios digitais...
Entenda-a-importância-do-Email-Markerting-para-seu-negócio

Entenda a importância do Email Marketing para seu negócio

O e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais usados pelos clientes. Agregá-lo às suas estratégias é de grande relevância. Aprenda, aqui, como fazê-lo!

Saiba-como-vender-mais-otimizando-seu-funil-de-vendas

Saiba como vender mais otimizando seu funil de vendas

Em um plano de marketing não pode faltar a elaboração de um bom funil de vendas. Afinal, é por meio dele que as empresas conseguem apostar na geração de leads de maneira eficaz, alinhando-se precisamente às necessidades e objetivos do seu público-alvo. Por isso,...
Aprenda-a-conquistar-novos-clientes-com-marketing-digital

Aprenda a conquistar novos clientes com marketing digital

Muito se diz a respeito da eficácia do marketing digital. Para comprovar seus benefícios, vamos explicar algumas das melhores maneiras de prospectar clientes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *