Branding, Identidade Visual e Criação de Logo: Quais as diferenças entre elas?

por | nov 3, 2017 | 0 Comentários

É comum a confusão do consumidor, a respeito das diferenças entre branding e identidade visual. E motivos para isso não faltam: afinal, são conceitos similares — mas não iguais.

Sem falar que a elaboração de um pode ser complementada com a elaboração do outro. Sem branding não existe a criação de identidade visual que traduza plenamente o DNA de sua empresa. Fica até mesmo difícil a criação de um logo.

Dessa maneira, neste post vamos analisar as características e diferenças, entre branding e identidade visual. E vamos também trazer algumas dicas para uma criação de identidade visual eficiente para o seu negócio. Confira!

Embora o branding exista há tempos, foi apenas recentemente que a sua relevância cativou de vez o mercado. Sinal evidente disso é que o logo já tem sido idealizado por empresas de todos os portes e segmentos que ignoraram o branding em toda a sua história.

Só que as recentes tendências tecnológicas, que impulsionaram o marketing digital, por exemplo, apontaram a relevância em humanizar as marcas. O consumidor quer se identificar com as suas empresas favoritas e, para isso, um logotipo solitário é insuficiente.

Pois o logo nada mais é do que uma imagem de identificação do seu negócio. Uma representação gráfica de sua empresa.

O que é identidade visual

Aqui, os elementos gráficos são planejados e aplicados de maneira mais estratégica, de acordo com o posicionamento das empresas.

Não é exagero, portanto, dizer que a identidade visual é a tradução visual dos valores de sua empresa – aquela que ilustra a missão e visão do seu negócio em seu site institucional.

Isso implica, entre outros fatores, na idealização de:

Repare que mencionamos, aqui, o logo como parte da identidade visual. Estrategicamente, ele pode refletir com muito mais impacto os valores de sua marca — e a respectiva identificação imediata a ser estabelecida com o seu público-alvo.

O que é branding

Por fim, temos o branding, que vai além da representatividade visual. Embora possa ser criado em qualquer etapa do ciclo de vida de uma empresa, o branding possui alto valor quando elaborado nos estágios iniciais da companhia.

Isso porque, em resumo, branding é a impressão do DNA do seu negócio. Isso significa que, além do logo e da identidade visual, vamos também explorar o posicionamento de sua empresa, a maneira com a qual ela interage com o público-alvo (como o tom de voz em comunicados e nas redes sociais) e a personalidade dela em si.

Basta puxar pela memória e você consegue identificar marcas das quais conseguimos observar essa “personalidade”. Google, Coca-Cola, Johnnie Walker, Nubank e Harley-Davidson são apenas alguns dos muitos exemplos de grandes empresas que fazem bom uso do branding.

Com uma estratégia eficaz, é muito mais fácil estabelecer um planejamento estratégico para gerar identificação com o consumidor. Mais: pra nutrir um relacionamento duradouro com ele.

Consequentemente, a sua marca prevalece como o legado daquilo que ela representa. Em uma estratégia de marketing, por exemplo, o branding é uma verdadeira bússola para impactar o público-alvo da maneira mais assertiva possível.

Agora, caso você queira saber como trabalhar efetivamente a criação de identidade visual, ou mesmo explorar o branding para se posicionar no mercado, convidamos você a entrar em contato conosco.

Assim, podemos compreender os seus objetivos e analisar a melhor solução estratégica e personalizada para a sua empresa!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

5 dicas do que não pode faltar no planejamento digital de sua empresa

Planejamento digital: 5 dicas do que não pode faltar na sua empresa

Vai construir um planejamento digital? Então, não deixe de conferir nossas dicas para que a sua empresa atinja os resultados esperados!

A-necessidade-da-pré-venda-na-qualificação-de-oportunidade-de-negócios

A necessidade da pré-venda na qualificação de oportunidade de negócios

Quando falamos em oportunidade de negócios, hoje em dia, com base em suas ações digitais, estamos apontando o diferencial de sua marca para segmentar e qualificar continuamente os clientes em potencial atraídos até o seu negócio. Com isso, é importante avaliar em...
Estratégia de marketing para e-commerce

Saiba como aumentar as vendas no e-commerce com estratégias de marketing digital

Qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande no mercado nacional, precisa de estratégias específicas para alavancar as vendas e se destacar dentre os concorrentes.  Então, quando falamos de e-commerce, é fundamental que tenhamos em mente quais são os melhores...
cores para logotipo

O significado das cores para logotipo e como escolhê-las!

Você que trabalha na área de marketing, sabe o quanto é importante o significado das cores para logotipo, não é verdade? Marcas como Adidas, Volkswagen, Coca-Cola tiveram bons motivos para escolher as cores.  No entanto, para você criar um logo impactante como os das...
como escolher uma agencia de marketing

Como escolher uma agência de marketing? Fatores para serem analisados

Hoje existem milhares de agências de marketing dispostas a atender as necessidades das empresas, mas será que essas agências estão preparadas para realizar um bom trabalho para as empresas? Muitas vezes, a agência não é especializada em um determinado nicho de...
Saiba-como-a-transformação-digital-podem-impactar-nas-vendas-da-sua-empresa

Saiba como a transformação digital podem impactar nas vendas da sua empresa!

Hoje em dia, marketing e vendas não caminham mais, paralelamente, na mesma direção. Devido à transformação digital que ganha mais e mais espaço na sociedade, ambos os setores cruzaram as fronteiras e, agora, andam lado a lado na realização de novos feitos e no...
5-pontos-fundamentais-em-uma-estratégia-de-Marketing-Industrial

5 pontos fundamentais em uma estratégia de Marketing Industrial

O marketing industrial é um exemplo claro de que, ainda que as técnicas de marketing estejam mais acessíveis e populares, algumas etapas do processo devem ser pensadas exclusivamente nesse setor tão importante. Afinal, a interação do público com os empreendedores...
Estratégias-de-marketing-digital-para-empresas-automobilísticas

Estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas

Neste post vamos explorar a eficácia das estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas — e apontar ótimas ações para atrair e reter clientes!

Saiba como otimizar seu site com SEO

Quer melhorar o ranqueamento de suas páginas on-line? Neste post nós explicamos por onde começar e as melhores estratégias de otimização!

indústria alimentícia - na imagem uma mão segura um tablet e outra está posta para escolher algum item para compra on-line de alimentos

Tendências de mercado para a indústria alimentícia para 2021

Nos últimos anos, a mudança nos hábitos alimentares dos consumidores causou alterações na indústria de alimentos. Além de consumirem mais produtos orgânicos e saudáveis, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais itens online. ...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *