BOTS: Entenda o que é, e como utilizá-los

por | Maio 7, 2018 | 0 Comentários

É inegável que a tecnologia criou raízes em nossa sociedade e compreende um amplo destaque na realização de diversas tarefas cotidianas. O planejamento digital, inclusive, é uma necessidade para a expansão de qualquer marca, atualmente, no mercado. Por isso, atentar-se às grandes tendências do setor é um diferencial e tanto para gerar vantagens competitivas — e é por isso que gostaríamos de falar sobre os bots neste post.

Você sabe o que são os bots e como eles têm sido aplicados no mercado — e também quais são os benefícios em contar com essa tecnologia? Caso esteja em busca de respostas, veio ao lugar certo! Acompanhe-nos nesta breve leitura e descubra como os bots têm sido considerados uma revolução para empresas de todos os portes e segmentos!

O que são os bots?

Em resumo, é o tipo de tecnologia que tem possibilitado a automatização de processos e atividades, deixando a sua equipe livre de tarefas repetitivas e mecânicas. Com isso, reduzem-se os erros, a produtividade é fortalecida e os custos são tangíveis direta e indiretamente.

Quer um exemplo dessa tecnologia? Os chatbots chegaram com tudo no mercado e estão promovendo verdadeiras revoluções no atendimento ao cliente, ajudando em sua fidelização. Isso porque a solução promove:

  • Redução de custos com o atendimento ao consumidor;
  • Aproximação com a resolução de dúvidas e problemas dos clientes;
  • Processos e recursos otimizados;
  • Mais produtividade.

E se você ainda desconhece cases de empresas que apostaram nos bots para agregar mais valor e eficiência em seu cotidiano, aí vão dois deles. O Bank of America investiu em bots para automatizar o envio de mensagens aos clientes, permitindo uma tomada de decisão mais estratégica com base no perfil de cada um deles.

Outro caso de sucesso com os bots é o promovido pela Mastercard, que oferece uma série de tarefas rápidas de serem apresentadas para o consumidor nos chats virtuais, como o saldo em suas contas, o histórico de compras e a possibilidade de efetuar pagamentos.

Como usar os bots no marketing da empresa?

O relacionamento com o cliente importa, mas por meio de ações de marketing integrado é possível promover muito mais versatilidade e dinamismo às suas estratégias de marketing. Tudo varia de acordo com os objetivos que você tem para o seu negócio!

Por exemplo: muitas soluções de CRM (Customer Relationship Management) fazem uso dessa tecnologia para a compilação e geração de relatórios para a sua equipe analisar e identificar oportunidades de negócio. Digamos que os bots mostram para você que um cliente adquiriu o mesmo produto em intervalos periódicos de 3 meses.

Assim, há como estabelecer um planejamento estratégico para impactar esse consumidor, em particular, com ações direcionadas baseadas em seus hábitos e comportamento de consumo. Ou seja: um equilibrado uso do marketing e de vendas por meio do auxílio dos bots.

Outras possibilidades de uso com os bots?

Por meio da transformação digital que vivemos e testemunhamos, atualmente, os bots são apenas a porta de entrada para novas oportunidades de negócio. Não à toa, cada vez mais integradas, tais tecnologias têm um poder diversificado de atuar e colher resultados. Entre as principais ações, podemos destacar as seguintes:

Demonstração de produtos ou serviços

Que tal um atendimento automatizado em que o cliente destaca as suas preferências e, progressivamente, os bots afunilam a pesquisa do consumidor até chegar à opção ideal?

Esse é um diferencial e tanto — especialmente, para empresas com um vasto rol de serviços ou produtos. Assim, os bots auxiliam durante todo o processo de compra, tornando a experiência mais personalizada, ágil e efetiva.

Assistente de navegação

Também conhecida como navegação assistida, a ideia consiste em criar experiências personalizadas com base nas preferências dos usuários ao visitarem o site. Um exemplo disso: durante a Copa do Mundo de 2014, a Netshoes estilizava as suas páginas em verde e amarelo para o visitante que apontasse o interesse em comprar uma camisa da seleção brasileira.

Reconhecimento e recompra

Ao reconhecer o comportamento dos usuários, os bots passam a destacar, em suas páginas, produtos ou serviços similares — ou complementares — aos já adquiridos e também o mesmo. Dessa maneira, o cliente consegue repetir a sua compra rapidamente.

Fim do abandono do carrinho

Esse é um problema recorrente para quem tem lojas virtuais: a taxa de abandono dos carrinhos. Para isso, os bots podem ser usados para relembrar o consumidor de que existem itens em seu carrinho, para que ele finalize a compra. Uma oportunidade de venda potencialmente perda, e que pode ser contornada pelo auxílio dessa tecnologia.

Pagamento e checkout

O pagamento pode ser feito no mesmo ambiente com o auxílio dos bots e, após feita a compra, ele se torna uma ferramenta de pós-venda e fidelização. Sabe de qual maneira? Basta usá-los para apresentar outros produtos ou serviços que podem ser do interesse do cliente.

Ou seja: viu como os bots podem ser usados no marketing, nas vendas e no processo de fidelização? Todas as etapas de compras devidamente protegidas por um mecanismo que aprende continuamente e pode oferecer resultados sempre melhores, portanto.

Os bots inseridos na valorização do seu público-alvo

Deu para sentir um gostinho do poder versátil e de amplo alcance dos bots em sua empresa? Implementar uma estratégia dessas tem tudo para se desenvolver sozinha, mas também com alto apelo para outras ações promovidas em sua empresa — como uma estratégia de conteúdo. Em uma época na qual a experiência de compra é valorizada, os bots conhecem os atalhos e todos os percursos que podem ser trilhados para alcançar seus objetivos.

Vale adiantar, no entanto, que os bots não são os únicos elementos tidos como uma das principais tendências do setor. É importante também se relacionar e interagir com o seu público de outras maneiras e por meio de outras ferramentas também.

E é por isso que convidamos você a conhecer, agora, outras maneiras de conquistar os clientes com o marketing digital! Assim, você vai dar um salto qualitativo na maneira de abordar clientes em potencial, identificar oportunidades e vender muito mais!

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