Automação de marketing: saiba o que é e como usar

por | ago 13, 2018 | 0 Comentários

No marketing digital, existem diversas ferramentas, métodos e planos de ação que, combinados, se traduzem em estratégias únicas para impactar o seu público-alvo. Só que existem algumas tecnologias que são benéficas para todo tipo de empresa, como acontece com a automação de marketing.

Afinal, estamos falando de um recurso multifacetado, e que contribui com o desenvolvimento de suas ações em diversas frentes. Para que você entenda quais são, e aprenda como fazer uso da automação de marketing dentro da sua empresa, nós preparamos este post.

Confira, e inspire-se nas nossas dicas para enriquecer as suas estratégias por meio da automação de marketing!

O que é automação de marketing?

Pense na otimização de um site, deixando-o mais responsivo: tem ações que são programáveis para que, logo em seguida, configurações automáticas sejam aplicadas se um usuário acessa o seu site por meio de um smartphone, por exemplo.

A automação de marketing não foge desse conceito. Afinal, trata-se de uma técnica para captar clientes de maneira automatizada — ou seja: sem a necessidade de esforço humano.

Isso ajuda a ocupar a sua equipe com ações estratégicas, que impulsionem mais resultados, enquanto a automação de marketing se preocupa com essas ações que são programáveis e podem ser delegadas a uma máquina que aprende constantemente.

Por que investir em automação de marketing?

Você pode usar a automação de marketing de diferentes maneiras, e vamos compreender algumas delas a partir dos motivos que reunimos para você fazer esse investimento:

  • ajuda a nutrir os leads que ainda não estão prontos para a etapa de decisão no seu funil de marketing;
  • facilita a organização do trabalho para impactar diferentes perfis de público;
  • gera mais produtividade para o setor de vendas porque concentra as informações do lead em um só lugar.

Deu para sentir o gostinho dos benefícios em agregar a automação de marketing aos processos da sua empresa? Então, vamos ver como isso pode ser feito!

Como implementar a automação de marketing?

É importante definir um esforço inicial para compreender em quais etapas da sua estratégia a automação de marketing vai fazer a diferença.

Para facilitar, nós reunimos um breve, mas funcional, passo a passo para você colocar o seu plano em ação:

  • defina uma ação de acompanhamento dos seus leads do começo ao fim, isso vai ajudar a guiá-lo por todas as etapas da sua jornada de compra;
  • conheça a sua buyer persona e personalize ao máximo as suas ações para gerar identificação, relevância e impacto;
  • tenha uma consistente e contínua produção de conteúdo para que a automação de marketing funcione em todas as etapas do funil de vendas a partir do disparo desses conteúdos.

Quando se tem esses parâmetros definidos, você sabe quais ações vão surtir o efeito esperado, e em qual momento da jornada de compra dos clientes em potencial.

Quais estratégias aplicar com a automação de marketing?

Esse tipo de tecnologia, como antecipamos, é versátil e conta com ampla profundidade de ações. A seguir, vamos apontar algumas das principais delas:

  • e-mail marketing;
  • nutrição de leads com o disparo de conteúdos diferentes;
  • remarketing;
  • SMS marketing.

Só que, para alcançar os resultados desejados, a sua empresa deve se orientar para contar com tecnologias verdadeiramente úteis e funcionais para alcançar os seus objetivos.

Quais tecnologias são usadas com a automação de marketing?

Abaixo, vamos destacar algumas das ferramentas mais usadas, para a automação de marketing. Afinal, além do conhecimento e de estratégias personalizadas, é fundamental contar com soluções capazes de atender, especificamente, a sua demanda e os seus objetivos. São elas:

E então, deu para entender agora o que é a automação de marketing, quais são os seus benefícios e quais ações e ferramentas são idealizadas para a sua execução?

Vale adiantar que a automação de marketing, bem como as outras estratégias e técnicas aplicadas, são complexas, incessantes e demandam ajustes imediatos, em tempo real. Para tanto, gostaríamos de convidar você a ler outro de nossos artigos, que explora a importância em contratar agências especializadas em inbound marketing para realizar esse tipo de serviço para a sua empresa. Boa leitura!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Estratégias-de-marketing-digital-para-empresas-automobilísticas

Estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas

Neste post vamos explorar a eficácia das estratégias de marketing digital para empresas automobilísticas — e apontar ótimas ações para atrair e reter clientes!

Marketing-de-Conteúdo-na-indústria--saiba-quais-são-as-maiores-dificuldades

Marketing de Conteúdo na indústria: saiba quais são as maiores dificuldades

Quer saber como investir no marketing de conteúdo na indústria? Conheça os principais desafios a serem enfrentados, para saber como lidar com cada um deles!

Acordo-é-assinado-entre-SESI-e-SENAI-com-a-Microsoft-para-capacitar-jovens-em--Inteligência-Artificial

Acordo é assinado entre SESI e SENAI com a Microsoft para capacitar jovens em Inteligência Artificial

A inteligência artificial está invadindo, gradualmente, diversas camadas produtivas da sociedade. Hoje em dia, tornou-se comum a identificação da tecnologia inserida na nossa rotina. Ciente disso, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SESI (Serviço...

4 dicas de como vender mais no Natal

Quer aproveitar o grande tráfego de clientes e volume de vendas para gerar mais resultados neste Natal? Confira, aqui, algumas dicas de como vender mais!

Estratégias-de-marketing-industrial-o-que-faltava-para-sua-empresa-alavancar-as-oportunidades

Estratégias de marketing industrial: o que faltava para sua empresa alavancar as oportunidades

Discutimos, em outros posts, o valor do marketing industrial como alternativa para gerar presença digital e, assim, relacionar-se eficientemente com o seu público-alvo. A diferença de outras ações com o marketing digital, contudo, está nessa relação: o empresário é um...
Por-que-escolher-uma-agência-de-inbound-marketing

Por que escolher uma agência de inbound marketing?

Marketing digital é muito mais do que criar um perfil no Facebook e responder aos comentários dos seus seguidores. Para que a empresa se destaque nos meios virtuais, é preciso acompanhar resultados, utilizar estratégias eficientes e ficar de olho nas tendências. Por...
O-significado-das-cores-para-logotipo-e-como-escolhê-las

O significado das cores para logotipo e como escolhê-las!

O preto utilizado no logotipo da Adidas, o azul da Wolkswagen e o vermelho da Coca-Cola não foram escolhidos por acaso. Essas também não foram escolhas influenciadas pelo gosto pessoal dos donos das empresas ou pelas cores da moda. Para criar um logo tão impactante...
Marketing-industrial-a-maioria-dos-sites-industriais-e-de-manufatura-ainda-estão-presos-na-internet-1

Marketing industrial: a maioria dos sites industriais e de manufatura ainda estão presos na internet 1.0

Aqui, no blog da Agência Labra, apontamos constantemente os benefícios do marketing industrial e o quanto as estratégias digitais ajudam a alinhar as empresas à irrefreável indústria 4.0. Acontece que muitos empreendimentos do setor continuam na internet 1.0. Ou seja:...

Indústria 4.0: como a realidade aumentada e a inteligência artificial podem transformar a sua indústria em 4.0

A indústria 4.0 está aí e, neste post, vamos apresentar para você os grandes diferenciais da realidade aumentada e da inteligência artificial nesse processo!

Possuir-só-likes-nas-mídias-sociais-traz-resultados-para-sua-empresa

Possuir só likes nas mídias sociais traz resultados para sua empresa?

Os likes nas mídias sociais ficam bonitas apenas na montagem de um case. Para resultados reais na sua empresa, confira conosco o que você deve se atentar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *