No marketing digital, existem diversas ferramentas, métodos e planos de ação que, combinados, se traduzem em estratégias únicas para impactar o seu público-alvo. Só que existem algumas tecnologias que são benéficas para todo tipo de empresa, como acontece com a automação de marketing.
Afinal, estamos falando de um recurso multifacetado, e que contribui com o desenvolvimento de suas ações em diversas frentes. Para que você entenda quais são, e aprenda como fazer uso da automação de marketing dentro da sua empresa, nós preparamos este post.
Confira, e inspire-se nas nossas dicas para enriquecer as suas estratégias por meio da automação de marketing!
O que é automação de marketing?
Pense na otimização de um site, deixando-o mais responsivo: tem ações que são programáveis para que, logo em seguida, configurações automáticas sejam aplicadas se um usuário acessa o seu site por meio de um smartphone, por exemplo.
A automação de marketing não foge desse conceito. Afinal, trata-se de uma técnica para captar clientes de maneira automatizada — ou seja: sem a necessidade de esforço humano.
Isso ajuda a ocupar a sua equipe com ações estratégicas, que impulsionem mais resultados, enquanto a automação de marketing se preocupa com essas ações que são programáveis e podem ser delegadas a uma máquina que aprende constantemente.
Por que investir em automação de marketing?
Você pode usar a automação de marketing de diferentes maneiras, e vamos compreender algumas delas a partir dos motivos que reunimos para você fazer esse investimento:
- ajuda a nutrir os leads que ainda não estão prontos para a etapa de decisão no seu funil de marketing;
- facilita a organização do trabalho para impactar diferentes perfis de público;
- gera mais produtividade para o setor de vendas porque concentra as informações do lead em um só lugar.
Deu para sentir o gostinho dos benefícios em agregar a automação de marketing aos processos da sua empresa? Então, vamos ver como isso pode ser feito!
Como implementar a automação de marketing?
É importante definir um esforço inicial para compreender em quais etapas da sua estratégia a automação de marketing vai fazer a diferença.
Para facilitar, nós reunimos um breve, mas funcional, passo a passo para você colocar o seu plano em ação:
- defina uma ação de acompanhamento dos seus leads do começo ao fim, isso vai ajudar a guiá-lo por todas as etapas da sua jornada de compra;
- conheça a sua buyer persona e personalize ao máximo as suas ações para gerar identificação, relevância e impacto;
- tenha uma consistente e contínua produção de conteúdo para que a automação de marketing funcione em todas as etapas do funil de vendas a partir do disparo desses conteúdos.
Quando se tem esses parâmetros definidos, você sabe quais ações vão surtir o efeito esperado, e em qual momento da jornada de compra dos clientes em potencial.
Quais estratégias aplicar com a automação de marketing?
Esse tipo de tecnologia, como antecipamos, é versátil e conta com ampla profundidade de ações. A seguir, vamos apontar algumas das principais delas:
- e-mail marketing;
- nutrição de leads com o disparo de conteúdos diferentes;
- remarketing;
- SMS marketing.
Só que, para alcançar os resultados desejados, a sua empresa deve se orientar para contar com tecnologias verdadeiramente úteis e funcionais para alcançar os seus objetivos.
Quais tecnologias são usadas com a automação de marketing?
Abaixo, vamos destacar algumas das ferramentas mais usadas, para a automação de marketing. Afinal, além do conhecimento e de estratégias personalizadas, é fundamental contar com soluções capazes de atender, especificamente, a sua demanda e os seus objetivos. São elas:
- Hubspot
- RD Station
- MailChimp
- Leadsius
- Jumplead
E então, deu para entender agora o que é a automação de marketing, quais são os seus benefícios e quais ações e ferramentas são idealizadas para a sua execução?
Vale adiantar que a automação de marketing, bem como as outras estratégias e técnicas aplicadas, são complexas, incessantes e demandam ajustes imediatos, em tempo real. Para tanto, gostaríamos de convidar você a ler outro de nossos artigos, que explora a importância em contratar agências especializadas em inbound marketing para realizar esse tipo de serviço para a sua empresa. Boa leitura!
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