Automação-de-marketing-saiba-o-que-é-e-como-usar

Automação de marketing: saiba o que é e como usar

No marketing digital, existem diversas ferramentas, métodos e planos de ação que, combinados, se traduzem em estratégias únicas para impactar o seu público-alvo. Só que existem algumas tecnologias que são benéficas para todo tipo de empresa, como acontece com a automação de marketing.

Afinal, estamos falando de um recurso multifacetado, e que contribui com o desenvolvimento de suas ações em diversas frentes. Para que você entenda quais são, e aprenda como fazer uso da automação de marketing dentro da sua empresa, nós preparamos este post.

Confira, e inspire-se nas nossas dicas para enriquecer as suas estratégias por meio da automação de marketing!

O que é automação de marketing?

Pense na otimização de um site, deixando-o mais responsivo: tem ações que são programáveis para que, logo em seguida, configurações automáticas sejam aplicadas se um usuário acessa o seu site por meio de um smartphone, por exemplo.

A automação de marketing não foge desse conceito. Afinal, trata-se de uma técnica para captar clientes de maneira automatizada — ou seja: sem a necessidade de esforço humano.

Isso ajuda a ocupar a sua equipe com ações estratégicas, que impulsionem mais resultados, enquanto a automação de marketing se preocupa com essas ações que são programáveis e podem ser delegadas a uma máquina que aprende constantemente.

Por que investir em automação de marketing?

Você pode usar a automação de marketing de diferentes maneiras, e vamos compreender algumas delas a partir dos motivos que reunimos para você fazer esse investimento:

  • ajuda a nutrir os leads que ainda não estão prontos para a etapa de decisão no seu funil de marketing;
  • facilita a organização do trabalho para impactar diferentes perfis de público;
  • gera mais produtividade para o setor de vendas porque concentra as informações do lead em um só lugar.

Deu para sentir o gostinho dos benefícios em agregar a automação de marketing aos processos da sua empresa? Então, vamos ver como isso pode ser feito!

Como implementar a automação de marketing?

É importante definir um esforço inicial para compreender em quais etapas da sua estratégia a automação de marketing vai fazer a diferença.

Para facilitar, nós reunimos um breve, mas funcional, passo a passo para você colocar o seu plano em ação:

  • defina uma ação de acompanhamento dos seus leads do começo ao fim, isso vai ajudar a guiá-lo por todas as etapas da sua jornada de compra;
  • conheça a sua buyer persona e personalize ao máximo as suas ações para gerar identificação, relevância e impacto;
  • tenha uma consistente e contínua produção de conteúdo para que a automação de marketing funcione em todas as etapas do funil de vendas a partir do disparo desses conteúdos.

Quando se tem esses parâmetros definidos, você sabe quais ações vão surtir o efeito esperado, e em qual momento da jornada de compra dos clientes em potencial.

Quais estratégias aplicar com a automação de marketing?

Esse tipo de tecnologia, como antecipamos, é versátil e conta com ampla profundidade de ações. A seguir, vamos apontar algumas das principais delas:

  • e-mail marketing;
  • nutrição de leads com o disparo de conteúdos diferentes;
  • remarketing;
  • SMS marketing.

Só que, para alcançar os resultados desejados, a sua empresa deve se orientar para contar com tecnologias verdadeiramente úteis e funcionais para alcançar os seus objetivos.

Quais tecnologias são usadas com a automação de marketing?

Abaixo, vamos destacar algumas das ferramentas mais usadas, para a automação de marketing. Afinal, além do conhecimento e de estratégias personalizadas, é fundamental contar com soluções capazes de atender, especificamente, a sua demanda e os seus objetivos. São elas:

E então, deu para entender agora o que é a automação de marketing, quais são os seus benefícios e quais ações e ferramentas são idealizadas para a sua execução?

Vale adiantar que a automação de marketing, bem como as outras estratégias e técnicas aplicadas, são complexas, incessantes e demandam ajustes imediatos, em tempo real. Para tanto, gostaríamos de convidar você a ler outro de nossos artigos, que explora a importância em contratar agências especializadas em inbound marketing para realizar esse tipo de serviço para a sua empresa. Boa leitura!

Facebook Comentário Box

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This