Como atrair leads qualificados para o seu site?

por | set 5, 2018 | 0 Comentários

Uma boa estratégia de marketing digital é focada em atrair o público certo: os potenciais clientes da empresa, que também podemos chamar de leads qualificados. Para isso, antes de tudo, é preciso conhecer quem são as buyers personas do seu negócio.

Idade, gênero, preferências de entretenimento e principais canais de comunicação utilizados pelo seu público-alvo são exemplos de informações relevantes, que contribuem para uma campanha online bem estruturada.

A partir dessas informações é possível tomar decisões estratégicas, em relação ao conteúdo que deve ser compartilhado, aos meios de comunicação em que as ações devem ser focadas e assim por diante. Sempre com o objetivo de atrair e reter os potenciais clientes dos seus produtos e serviços.

Conheça, neste post, três formas de atrair mais leads qualificados para o site da empresa!

As 7 estratégias mais eficientes para atrair mais leads qualificados

O diferencial das estratégias digitais está no direcionamento da mensagem para aquela pessoa com verdadeiro potencial de compra dos seus produtos ou serviços.

E, a seguir, vamos alinhar esse propósito com algumas das ações mais eficazes do segmento. São elas:

1. Invista em links patrocinados

O Google, o Facebook e o LinkedIn são três exemplos de sites que oferecem a possibilidade de fazer campanhas pagas. No Google, por exemplo, existe o Google AdWords. Você define um orçamento (o valor máximo que quer gastar) e paga um valor sempre que o seu anúncio é acessado.

Quando a campanha atinge o orçamento definido, o anúncio para de aparecer. O link patrocinado tem duas vantagens que refletem na atração de mais leads qualificados:

  • é possível definir em que cidades o seu anúncio deve aparecer. Assim, você não corre o risco de pagar por cliques feitos em áreas em que a sua empresa não atua, por exemplo;
  • sites como o Facebook possibilitam que o seu anúncio apareça apenas para grupos de perfis que demonstram interesse pelos produtos e serviços comercializados pela sua empresa. A base utilizada são históricos de pesquisa, preferências registradas nos sites e o comportamento de navegação dos usuários de uma forma geral.

Mas é importante fazer um bom planejamento. As palavras-chave escolhidas para os seus anúncios no Google AdWords, por exemplo, fazem toda a diferença para que a campanha apresente êxito e, de fato, gere um tráfego mais qualificado no seu site.

2. Implemente  

A otimização de conteúdos para um site — ou blog — permite que o seu negócio seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo.

Afinal de contas, já adiantamos que o marketing digital está enraizado na possibilidade de atrair clientes até você, e não o contrário. E muito disso se dá por meio da aplicação de técnicas de SEO (sigla para Search Engine Optimization).

Como funciona

Você cria conteúdos que ajudem a responder as pesquisas mais comuns do seu público-alvo, realizadas na internet. Assim, os principais resultados de busca são aqueles que o usuário clica em busca de respostas. Assim, aparecem os leads qualificados.

Por isso, quando o seu site e outras páginas virtuais são otimizados, a chance de estar no topo dessa lista é maior.

Vale destacar que é relevante, também, apresentar conteúdos que atendam à demanda do seu público-alvo, mas que possam ser facilmente alinhados às suas soluções e, especialmente, aos objetivos e desafios do seu consumidor.

Daí o desafio em usar o SEO: criar ações estratégicas que equilibrem as pontas e ajudem a gerar mais presença digital para o seu negócio e, consequentemente, gerar mais leads qualificados.

3. Faça uso de links internos para atrair leads qualificados

Dentro da estratégia anterior, uma maneira rica em atrair mais leads qualificados é por meio do uso de links ao longo dos seus conteúdos — seja no site ou no blog.

Isso ajuda a mapear a trajetória do seu usuário em todas as etapas da sua jornada de compra, pois são assuntos complementares ao que ele pesquisou.

Isso ajuda a construir a sua autoridade no segmento de atuação do seu negócio, e também a estabelecer um relacionamento de qualidade com a sua audiência. Mas, no aspecto técnico, é de grande relevância que esses links estejam presentes nos conteúdos para aumentar o poder de atração de leads qualificados.

4. Saiba qual é o conteúdo ideal para o seu público-alvo

O marketing de conteúdo é mais uma excelente forma de atrair público para o seu site. Para isso, existem dois cuidados essenciais: otimizar os materiais compartilhados e focar em assuntos relevantes para o seu público-alvo.

É preciso, portanto, utilizar regras SEO (Search Engine Optimization), ou de otimização, para garantir que os seus conteúdos ficarão bem posicionados em buscadores como o Google. Também é necessário conhecer o seu público de potenciais consumidores e criar conteúdos relacionados as suas principais dúvidas e interesses.

5. Experimente diferentes formatos de compartilhamento de conteúdo

Existem muitos recursos que podem ser utilizados para atrair leads qualificados para o seu site: e-books, webinars, blog posts, e podcasts são alguns exemplos. Invista em diferentes formas para compartilhar os seus conteúdos e garanta uma maior audiência para as páginas da sua empresa.

Fique de olho nas métricas: que formatos trazem mais resultados para o tráfego do seu site? Quais geram um maior engajamento e uma maior conversão? É nessas que você deve focar as suas estratégias.

6. Campanhas nas redes sociais

Outra maneira de se apresentar ao público e atrair mais leads qualificados é por meio das campanhas nas redes sociais.

Afinal de contas, o país é o quarto lugar em número de usuários em todo o mundo! E a maioria dessa quantidade está concentrada nas redes sociais.

Dessa maneira, é importante saber em quais das redes sociais o seu consumidor em potencial engaja mais, para concentrar as suas atividades. Com o tempo, eles vão se deparar com as suas campanhas e interagir com elas, quando você usa-as estrategicamente para esse fim.

7. Experimente fazer uso de landing pages

Por fim, além das outras ações de marketing de conteúdo já citadas, a landing page tem destaque diferenciado para atrair leads qualificados.

Afinal, são materiais que ganham destaque quando o usuário — até então anônimo — compartilha suas informações pessoais para obter algo específico. Pode ser um material rico (como o já citado e-book) ou um teste gratuito do seu produto ou serviço, entre outras opções.

Essa é uma alternativa específica a ser usada em determinados momentos do funil de marketing do seu consumidor, mas vale a atenção redobrada em construir uma ação diferenciada nesse sentido para estar sempre perto do seu público.

Uma agência especializada em marketing digital tende a ser uma parceria fundamental para você atrair cada vez mais leads qualificados. Mas é importante saber, em primeiro lugar, quais estratégias são elementares nesse processo.

Por isso, não deixe de conferir também as nossas dicas sobre como vender mais com sites institucionais para complementar o que vimos ao longo deste artigo!

GOSTOU DO CONTEÚDO? CONFIRA TAMBÉM:

Como-gerar-e-nutrir-seus-leads

Entenda como gerar e nutrir seus leads

Atrair leads até as suas páginas é apenas a primeira parte das estratégias de marketing. Aqui, ensinamos como acompanhá-los por toda a jornada de compra!

Qual-o-retorno-que-sua-agência-de-Marketing-traz-para-você

Qual o retorno que sua Agência de Marketing traz para você?

As empresas estão investindo mais em marketing digital, hoje em dia. E o motivo principal disso é facilmente explicado: a internet se tornou uma porta de acesso e interação entre empreendedores e consumidores. Sem falar que são estratégias mais econômicas do que as...
dicas-para-medir-melhor-suas-acoes-de-marketing-digital

4 dicas para medir melhor suas ações de marketing digital

Quer saber como suas ações de marketing digital podem melhorar continuamente? Neste post, trouxemos algumas dicas fundamentais para isso. Confira!

Como-o-SEO-ajuda-o-Inbound-Marketing

Como o SEO ajuda o Inbound Marketing

Você já dever ter ouvido falar que o SEO está entre os grandes pilares estruturais de toda estratégia de marketing digital, certo? Ou, pelo menos, do seu valor individual para atrair novos clientes até o seu site institucional. O fato é que, ao pensar em uma...
Marketing-Digital-para-Start-Up-saiba-como-pode-ajudar

Marketing Digital para Startup: saiba como pode ajudar

A startups estão em evidência, mas a sua aparece facilmente nas buscas do seu público-alvo? Aprenda a relevância do marketing digital nesse processo de startup!

Marketing B2B como funciona?

Como o Marketing funciona no B2B

É possível que o marketing seja direcionado de acordo com o segmento de mercado que cada empresa trabalha. Hoje, existe o marketing B2C, direcionado para o comércio e bens de serviço para pessoas físicas e, o B2B, que são as transações entre as empresas. Porém, hoje,...
a-importancia-marketing-industrial

A importância do Marketing Industrial

A princípio, empreendedores podem achar que o marketing industrial é um investimento opcional, como um luxo do qual muitos podem abrir mão de usar. Acontece que, ainda que o setor seja responsável por muitos dos índices de desenvolvimento do país, o marketing...
Como-está-o-planejamento-e-implementação-de-ações-de-marketing-da-sua-empresa

Como está o planejamento e implementação de ações de marketing da sua empresa?

Neste post, fizemos um completo guia para você entender, definitivamente, como fazer o planejamento e implementação de ações de marketing. Confira!

A-importância-de-possuir-um-time-de vendas-preparado

A importância de possuir um time de vendas preparado

Integração é a palavra-chave para sua empresa alcançar os resultados esperados. E isso começa com a sinergia entre o time de vendas e o marketing. Confira!

como escolher uma agencia de marketing

Como escolher uma agência de marketing? Fatores para serem analisados

Hoje existem milhares de agências de marketing dispostas a atender as necessidades das empresas, mas será que essas agências estão preparadas para realizar um bom trabalho para as empresas? Muitas vezes, a agência não é especializada em um determinado nicho de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *