agile marketing

Como o agile marketing pode ser útil no setor industrial? Conheça!

Voiced by Amazon Polly

O agile marketing é um conceito relativamente novo. Na verdade, trata-se da aplicação das metodologias ágeis ao setor de publicidade. Com isso, os times responsáveis por essa área podem apresentar resultados muito superiores. Setores como o industrial também podem se beneficiar desse tipo de trabalho.

Este artigo fala com mais propriedade sobre o assunto. Ao ler o texto, você saberá exatamente qual é o conceito desse novo termo. Em seguida, conhecerá os pilares que alicerçam toda a metodologia e por fim, verá quais são os benefícios que as indústrias podem ter com a implementação desse modelo de marketing ágil.

Preparado para a leitura? Então prossiga e aproveite o texto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é o agile marketing?

Agile marketing é um conceito relacionado à maior agilidade no fluxo de processos de um time de marketing. Isso quer dizer que são buscados meios de fazer com que os membros da equipe adotem metodologias ágeis de gestão de projetos. Isso traz mais rapidez na conclusão da entrega de resultados.

Dessa forma, para alcançar mais agilidade os times precisam ser flexíveis e colaborativos. Para ter respostas mais rápidas às demandas do mercado, devem manter seu foco sobre o consumidor. E para implementar o ciclo de melhoria contínua, tem que fazer planejamento e avaliação de estratégias mais rápido quanto possível.

Quais são os pilares do agile marketing?

Os pilares do agile marketing são alicerçados em um manifesto. Nele, estão descritos sete valores que permeiam toda a metodologia. Um deles diz que é preciso deixar de lado as opiniões e convenções e, em vez disso, validar o aprendizado. Também é seguida a ideia de centrar a colaboração muito mais no consumidor do que de forma isolada.

Além disso, também é mais valorizado o processo de descoberta do consumidor em vez de simples estatísticas de previsão. Há também a vertente de considerar o planejamento mais flexível do que ter uma rigidez extrema. Também é necessário ter respostas rápidas às mudanças do que apenas seguir regras.

Quais são as vantagens de aplicar o agile marketing no setor industrial?

Os benefícios desse tipo de estratégia podem ser colhidos em diversos ramos de negócios, inclusive no setor industrial. Uma das vantagens é diminuir o desperdício, pois o agile marketing utiliza os princípios da metodologia lean e isso proporciona uma grande redução de custos ao desenvolver modelos de precificação comparados à concorrência.

Também é possível reter melhores talentos por meio da implantação de um squad ágil. Esse tipo de solução prevê um melhor recrutamento de equipes multidisciplinares, contribuindo para aproveitar melhor o potencial da equipe. Além disso, processos de comunicação mais fluidos podem ser implementados com feedbacks constantes.

O agile marketing é uma aplicação das metodologias ágeis ao mundo da publicidade. Por meio dos sete valores e dos dez princípios lançados em seu manifesto, é possível estruturar um departamento de marketing que tenha resultados muito melhores que os convencionais. E isso pode ser expandido para qualquer setor econômico, inclusive para o setor industrial.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, ajudando a expandir o conhecimento sobre o assunto!

Facebook Comentário Box

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Pin It on Pinterest

Share This