6 estratégias para aumentar as vendas industriais

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As vendas industriais também podem ser aumentadas por meio da adoção de estratégias de marketing e para melhoria dos processos internos. Dessa forma, trazemos mais destaque para os serviços prestados, além de ganhar em produtividade e melhorar a experiência do cliente.

Não podemos esquecer que a indústria também precisa marcar presença no meio digital; por isso, diversas dessas estratégias envolvem ações para atrair e se comunicar com o público por meio da internet, fortalecendo a imagem da empresa no universo virtual.

É válido contar com o suporte de especialistas para personalizar essas ações de acordo com as demandas de cada empresa. De toda forma, criamos este post para que você conheça algumas estratégias importantes para promover esse aumento de vendas e ter mais sucesso. Continue lendo para conferir!

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1. Criar uma estratégia de inbound marketing

O inbound marketing consiste no desenvolvimento e aplicação de diversas estratégias de marketing para atrair o público, qualificar leads e convertê-los em clientes. Tudo isso é feito por meio da criação de conteúdos relevantes, por isso também é chamado de marketing de atração.

Existem diversas ações que podemos adotar para criar uma estratégia de inbound marketing. Uma delas é ter um blog associado ao site. Ele ajuda a aumentar as vendas industriais porque é por meio do blog que divulgamos materiais como posts, infográficos e e-books.

Porém, também é interessante marcar presença nas redes sociais porque elas possibilitam o compartilhamento de conteúdos, garantindo uma divulgação massiva e gratuita da marca. E ainda, criam uma relação mais próxima com o público.

Outra forma de praticar o marketing de atração é por meio da criação de vídeos e eventos, como os webinars. A estratégia deve ser adequada de acordo com as características do seu negócio e os hábitos dos seus clientes, ou a persona, dando preferência para aquilo que funciona melhor para o perfil do seu público.

Por meio do inbound marketing vamos atrair um grande número de pessoas, então, a estratégia é composta por diferentes etapas. Os materiais são criados de acordo com o perfil dos contatos e vão conduzindo esses clientes até que estejam amadurecidos o suficiente para uma conversão e fechem o negócio.

2. Investir em mídias pagas

As mídias pagas são ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e Pinterest Ads. Elas possibilitam a criação de campanhas de marketing para divulgar produtos, serviços, eventos, ou qualquer outro tipo de material da empresa.

Esse tipo de investimento é interessante porque damos um destaque maior para um conteúdo especial, sempre conforme a estratégia e os resultados pretendidos. O mais importante é que geramos visibilidade, engajamento, captamos leads e fazemos mais vendas.

É possível segmentar as campanhas criadas nas mídias pagas para que elas sejam veiculadas de uma forma personalizada, em momentos específicos para um público, com determinadas características e de acordo com o orçamento preestabelecido. Elas são fáceis de gerenciar e trazem ótimos resultados.

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3. Alinhar as equipes de marketing e vendas

É um erro acreditar que marketing e vendas são equipes que trabalham separadas. É verdade que as funções e atividades realizadas por cada uma são bem diferentes, mas perceba que se complementam de uma forma significativa.

A equipe de marketing precisa elaborar estratégias e campanhas que vão atrair clientes em potencial, pessoas que têm o perfil para fechar um negócio e podem ser bem trabalhadas pela equipe de vendas para realizar boas negociações e ter a conversão.

Já no caso da equipe de vendas, os profissionais precisam falar a mesma língua de marketing, entregando aquilo que foi prometido. Se não fizerem um bom trabalho com esses leads, haverá uma perda de oportunidades, jogando todo o trabalho de marketing pelo ralo.

Sendo assim, elas precisam trabalhar muito próximas, sempre alinhadas e com foco nas mesmas metas. Uma deve entender o trabalho da outra para que haja essa harmonia, com uma boa criação de oportunidades e um excelente aproveitamento delas.

4. Elaborar uma estratégia SEO

Existe uma lógica por trás dos resultados das buscas que fazemos na internet. Não é à toa que este ou aquele site aparece na frente dos demais. Não é o Google ou as outras plataformas que dão preferência porque querem, mas sim porque existe um trabalho de otimização por trás de tudo isso.

As empresas e profissionais responsáveis por esses sites trabalham uma série de detalhes, incluindo palavras-chave nos lugares certos, snippets, URLs otimizadas, títulos especiais, tags e meta descrição, para deixar o conteúdo mais atrativo para os motores de busca.

Quando fazemos isso, as páginas otimizados são visualizadas com mais facilidade pelos robôs, aparecem nas primeiras posições e para as pessoas certas, aumentando as vendas. Então, é essencial traçar uma estratégia de SEO conforme o segmento da empresa, identificando o que funciona melhor nesse setor de atuação e para o perfil do público alvo.

5. Otimizar o site

Não é novidade que toda empresa deve ter um site hoje em dia. Esse é o seu espaço na internet, onde fará a divulgação de informações importantes apresentando a organização, explicando o que ela faz, quais são os produtos ou serviços, onde está localizada, os canais para contato, entre outros dados.

Porém, não basta ter uma página na internet. O ideal é que ela esteja otimizada. Aqui podemos citar diversos aspectos, como o design, para que ele seja agradável para o visitante, intuitiva e responsiva, atendendo também a tecnologia móvel.

É importante que esteja organizada, com boas imagens, tenha uma boa navegabilidade, entre outros aspectos que favorecem a experiência do visitante. Ter o suporte de especialistas para otimizar o site é essencial porque existem muitos detalhes que precisam ser incluídos ou melhorados, a fim de favorecer o ranqueamento nos motores de busca.

Um site otimizado, que melhora a experiência do cliente, aumenta a aceitação dele e favorece as vendas. Além disso, aparecendo mais alto nos resultados de busca, fica à frente da concorrência e ganha a preferência do público.

6. Enviar e-mail marketing

O e-mail continua sendo um excelente canal para você entrar em contato com seus clientes, afinal, esse é o endereço que leva direto para ele. Sendo assim, também é uma estratégia importante para o marketing e que ajuda aumentar as vendas industriais.

As mensagens enviadas por e-mail têm uma estratégia diferenciada porque o seu intuito è levar informações e conteúdos de forma personalizada e segmentada, conforme os interesses demonstrados pelo lead em um determinado momento.

Por exemplo: na estratégia de inbound marketing, podemos disponibilizar um e-book falando sobre a indústria 4.0 e a importância de se adequar a ela. Para fazer o download desse material o visitante precisa deixar os seus dados para contato, então, ele passa a ser um lead.

Devido a esse interesse, iniciamos uma sequência de e-mails que vão nutrir esse lead entregando outros conteúdos relacionados com o e-book que deu início a esse contato. No final, o objetivo é levar à conversão, seja para experimentar um demo, para entrar em contato com o time de vendas ou qualquer outra ação.

Essa é apenas uma das possibilidades do e-mail marketing, pois existem muitas outras formas de elaborar a estratégia de acordo com os resultados que se pretende alcançar. Assim, faz muita diferença ter uma equipe de especialistas que ajudem a identificar quais ações funcionam melhor e podem trazer resultados para as vendas industriais.

Aplicar essas estratégias é importante, mas não podemos esquecer de monitorar os resultados para observar se estão de acordo com o desejado. Se necessário, fazer adequações nas estratégias até alcançar as metas pretendidas.

 

É possível obter resultados mais efetivos com as vendas industriais tendo o suporte de especialistas, como a agência LABRA. Essas e outras ações serão planejadas de acordo com os objetivos da sua empresa e bem alinhadas com o público-alvo, trazendo ótimos retornos com um menor investimento.

A agência LABRA pode ajudar você a alcançar melhores resultados com seu marketing industrial. Acesse o site para conhecer as soluções à sua disposição!

 

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